Inlays / onlays / overlays (também conhecidas como blocos), são restaurações indiretas, realizadas em 2 sessões: Na primeira consulta o dente é preparado e moldado. Confecciona-se então um modelo de gesso que é enviado para o laboratório de prótese onde a peça será confeccionada. Na sessão seguinte realizamos a cimentação (colagem) do mesmo com cimentos resinosos.
As inlays são similares a uma restauração com resina composta tradicional sendo cimentada no dente natural. As onlays e overlays são indicadas para reconstruções maiores, pois envolvem cúspides dos dentes.
São alternativas aos blocos metálicos em dentes que necessitam melhor estética e também em dentes com restaurações amplas. Restaurações subgengivais (abaixo da gengiva) com término em dentina ou muito extensas, são condições que levam a diminuição do índice de sucesso se executadas diretamente na boca e, portanto, nessas situações um procedimento indireto pode ser mais apropriado.
Podem ser de cerômero, cerâmica (porcelana) ou de metal. Cada material possui uma indicação que pode variar com a exigência estética, mecânica funcional do sistema mastigatório e extensão da parte a ser reconstruída.